Zakynthos: A Ilha Grega Fora da Rota Turística
- Mari Soares
- 28 de jun. de 2017
- 9 min de leitura
Quando a gente pensa em férias logo pensa em praia e descanso, certo? Errado! Pelo menos para nós, nunca é assim!
Sempre que viajamos queremos ver tudo, conhecer cada cantinho daquela cidade e o descanso fica por último, então desta vez decidimos que teríamos férias de verdade: praia, sol e mar! Ou pelo menos uma parte da viagem seria assim.

Decidimos ir para Grécia novamente, mas nada de visitar o que já conhecemos, dessa vez iriamos para a ilha grega Zakynthos.
Ano passado conhecemos as famosas ilhas de Santorini e Mykonos e, apesar do sol, não estava calor e não deu praia. Para que dessa vez pudéssemos curtir o mar fomos em Junho, quando na Grécia já começa o calor e ainda não está lotado de turistas.
Porque escolhemos Zakynthos? A resposta é bem simples:

Sim, esse foi o nosso motivo! Navagio "Shipwreck" Beach!

Desde nossa última viagem à Grécia ficamos nos perguntando porque não tínhamos visitado esse paraíso e a resposta é bem simples, Zakynthos não é uma ilha tão conhecida assim!
Sempre que você pensa em ilha grega logo vem a cabeça Santorini e Mykonos, e algumas outras ilhas incríveis ficam de fora, e Zakynthos é uma delas.

Zakynthos é aquele lugar maravilhoso que o mundo precisa conhecer, mas que ainda está fora do roteiro turístico. Ela começou a ficar famosa quando uma de suas praias foi eleita a mais linda do mundo e sinceramente, quando você olha para aquele azul do mar, não tem quem discorde desse título.

Como a praia de Navagio é muito incrível, ela terá um post só para ela, com várias dicas bem legais e muitas fotos que parecem ser de mentira.
Já que não vamos falar de Navagio Beach, vamos falar da ilha de Zakynthos, ou Zante, como também é chamada.

A ilha está localizada no mar Jônico, bem próximo a Itália, ela é a terceira maior ilha Jônica e possui duas maneiras de chegar, de avião ou ferry.

AVIÃO
Para chegar de avião é bem fácil pois existem diversas cidades com voos que param no Aeroporto internacional Zakynthos, ao sul da ilha, sendo de Atenas menos de 1h a viagem.
Apesar de ter um aeroporto não existem voo todos os dias e dependendo da época do ano, os horários são bem reduzidos e os valores são elevados, o que torna a segunda opção de chegada a ilha mais utilizada, de ferry.
FERRYBOAT
Para chegar de ferry basta chegar ao porto Kyllini, que fica a oeste de Atenas e pegar um ferry ate Zakynthos que dura cerca de 1h.

Você pode chegar no porto de carro ou ônibus, são aproximadamente 3h de viagem de carro ou 5h de viagem de ônibus, nós decidimos ir de carro.

Para ir de ônibus, você pode comprar a passagem nesse site aqui http://ktel-zakynthos.gr/gr/ ele tem todos os dias e horários que partem os ônibus até a ilha, custa 28,60 euros por pessoa, já incluso o ferry.

Como dito ai em cima, resolvemos alugar um carro e ir dirigindo até o porto Kyllini e de lá embarcar no ferry, com carro e tudo.
Pagamos 8,40 euros por pessoa mais 27,50 pelo carro na ida, na volta pagamos 28,90 pelo carro e 8,90 euros por pessoa, sendo empresas diferentes. Se comprar o ticket de ida e volta juntos sai mais barato.


Na estrada pegamos 3 pedágios e os valores foram 1,80, 2,10 e 2,80 euros. Diferente da Itália que você faz tudo sozinho e paga pelo quilometro rodado, em todos os pedágios no qual passamos na Grécia tinham pessoas para receber o dinheiro, igual o que estamos acostumados aqui no Brasil e os valores são fixos.

Quanto ao ferry ele é bem confortável, tem cadeiras, sofás e até um mini bar para comer algo enquanto não chega ao destino, você praticamente não percebe que leva 1h até chegar.


Ao chegar no porto de Zakynthos, como já embarcamos no ferry com o carro, fomos direto para o hotel, cerca de 15 minutos dirigindo.

Porque fomos de carro? Primeiro que era mais rápido para chegar no porto, segundo que para se locomover na ilha você precisa de algum tipo de veículo.
Nessa ilha não existe a opção ir a pé, pegar um ônibus ou um burinho, você precisa alugar um carro, uma moto ou um quadriciclo.

A ilha é enorme e tudo é muito longe, você vai perceber que grande parte da vista na estrada é mato! São poucas casas e comércios que aparecem na estrada e ficar andando horas num lugar desse não deve ser muito agradável.

A grande maioria aluga um quadriciclo para conhecer a ilha e você vai perceber que não existe limite de idade ou sexo para dirigir um, todo mundo dirige.

As estradas são bem precárias, não vai esperando uma rua asfaltada com iluminação, na maior parte é terra na beira do penhasco sem nenhuma proteção, é de dar medo.

Sinceramente, não sabemos como passa caminhão, carreta e ônibus turísticos nessas estradas, mas a verdade é que todo mundo dirige ali sem preocupação nenhuma.
Perigos a parte, a ilha em si não tem casinhas encantadoras igual as ilhas de Santorini ou Mykonos, o que torna a ilha fantástica são as praias.

Da um certo trabalho ir de uma praia a outra, além das estradas medonhas, o percurso é bem chato, nada que um gps não te ajude, mas tem que prestar bastante atenção em cada saída ou entrada para não se perder, tirando isso o resto é muito mar azul!

Quando a gente fala sobre essas coisas não tão legais não é para perderem o interesse, muito pelo contrário, é para irem preparados porque nós não estávamos! Achamos que seria como dirigir em Patmos, a rua linda, cheia de arvores, com proteção, um sonho. Em Zakynthos é bem complicado dirigir e as vezes cansativo, isso não torna o passeio ruim, de jeito nenhum, só faz com que você se planeje antecipadamente e saiba o que vai encontrar quando chegar.
Mas... chega de falar da ilha, vamos falar das praias!

Existem algumas praias que achamos que você têm que conhecer, então, 3 dias é o suficiente para aproveitar um pouco de cada canto da ilha. Apesar de não ter ido em várias que diziam que precisávamos conhecer, vamos falar das que conhecemos.
NAVAGIO "SHOPWRECK" BEACH
A primeira praia claro que é a Navagio Beach, a mais famosa da ilha. Acredite, você vai querer um dia todo só para ela e para o mirante, mas isso fica para o próximo post.

Nos outros dois dias você pode conhecer as praias:
LITTLE XIGIA
Ela fica ao norte da ilha e é LINDA! Na verdade todas as praias de Zakynthos são lindas, existem aquelas que chamam mais a atenção pela cor do mar de tão azul que é a água. A grande maioria das praias ao norte da ilha são assim.

Chegamos nessa praia logo cedo então estava vazia e foi incrível, pela calmaria e pela paisagem, você consegue ficar sentado ali o dia todo só olhando aquele mar.

Para chegar na praia você precisa descer uma pequena escada...

Mentira não é pequena não, mas depois que você desce vale a pena!

Se você quiser usar a esteira e o guarda sol precisa pagar, pagamos 8 euros (sim é caro, mas não tanto quanto a ilha de Capri que queriam 50 euros! Isso mesmo, CINQUENTA!).
Para pessoas que não gostam de ficar torrando no sol, como nós dois, vale a pena! Se não, arrume um lugarzinho para ficar e aproveite o dia todo se bronzeando.

Caso queira algo para beliscar ou beber é só pedir para a pessoa que fica próximo a escada com uns cardápios, eles mandam o pedido em uma cestinha que desce do bar até a praia e assim você não precisa subir tudo aquilo!

Na parte da tarde resolvemos ir para Xigia, que fica praticamente ao lado, porém nosso carro entrou na reserva e como não existe nenhum posto para abastecer próximo as praias achamos melhor voltar para o centro e abastecer o carro.
Nosso hotel ficava bem próximo do centro então resolvemos voltar para o hotel e curtir a praia Amoudi, que fica em frente.

AMOUDI
Como dissemos no começo do post, todas as praias são lindas e até as que não são famosas merecem atenção, a Amoudi é uma delas.
A água é cristalina e por não ser famosa é bem tranquila.

PORTO VROMI MARIES
A praia de Porto Vromi é da onde parte a maioria dos barcos para Navagio, então se você quiser conhecer duas praias lindas, pegue o barco para Navio Beach nesta praia.

Nessa praia a água além de ter uma cor incrível ela não possui ondas, parece até um lago, da para ficar curtindo a tranquilidade do mar enquanto seu barco para a Navagio não sai.

KALAMAKI
Tínhamos pensado em conhecer uma praia de cada região, para conhecer um pouco de cada parte da ilha e resolvemos ver a praia Kalamaki.
Essa praia fica bem próxima do aeroporto e com isso ela é mais cheia, a água não tem aquele azul maravilhoso das praias ao norte, porém possui mais infraestrutura, com bares e restaurantes, é possível ainda alugar pedalinhos e caiaques.
Para ser bem sinceros devido a quantidade de pessoas e por não ter nada de mais na paisagem resolvemos ir para outra praia e também não tiramos foto.
KERI BEACH

Essa praia fica mais ao sul da ilha e é encantadora. Além da água cristalina existem algumas arvores bem próximas do mar, que tornam o lugar bem agradável, com sombra e uma paisagem linda.

Essa praia também possui bares e restaurantes e o seu maior atrativo são os passeios de barco para a ilha Marathonisi, a famosa praia das tartarugas.
Para quem não sabe, como nós dois não sabíamos, a ilha Marathonisi é uma das principais praias de Zakynthos, junto com a Navagio Beach, ela é famosa pelas tartarugas. Marathonisi é o maior ponto de desova da Grécia, e durante o passeio na ilha você pode ver várias tartarugas.

ALYKANAS
No dia seguinte decidimos que queríamos descanso de verdade e fomos para a praia mais fácil de chegar, tirando a Amoudi que estava em frente ao hotel, fomos para a Alykanas Beach.
Ela fica bem próxima ao centro e não é necessário pegar estradas sinuosas e extensas.
A praia também possui um mar lindo e tranquilo e por incrível que pareça, apesar de ser mais movimentada, alugar a esteira com guarda sol é mais barato, 5 euros.
Ficamos tão tranquilos que esquecemos de tirar fotos dela também, ops!

Podíamos ter conhecido muitas outras praias? Sim, podíamos! Mas não nos arrependemos de ter visto só algumas, nossa maior vontade era conhecer a Navagio e o que vimos fora ela foi um brinde.
Queríamos usar nossos dias em Zakynthos para descanso e foi o que fizemos, nossos dias eram de praia e deliciosos pratos gregos! O que não faltou foi Gyros Pita e Soulavaki!

Nosso hotel tinha uma taverna que servia qualquer um, não apenas os hospedes, e a comida era incrível!

Comemos pratos maravilhosos por preços que deixavam a gente chocados. Dois gyros pita e dois refrigerantes eram apenas 8 euros!
Se teve um lugar em que comemos e economizamos, foi Zakynthos.

Não é só a comida que é barato, souvenir, bolsa, toalha, são coisas que você acha em conta. A coisa mais cara que vai encontrar na ilha são os passeios, como 20 euros para Navagio ou 40 euros para dar a volta na ilha.
São passeio caros, mas que valem a pena.

Ah! As praias não são de areia, são de pedrinhas então vá preparado, de chinelo, sapato, não importa, use alguma coisa para não machucar os pés. Você vai notar bastante gente usando um sapato próprio para usar na praia e no ultimo dia descobrimos que vendem nas lojinhas do centro e é bem baratinho, menos de 10 euros!
Nós temos e nem pensamos em levar na mala, então fica a dica para levar um.

Além de sapatos sempre leve água, por serem praias difíceis de chegar algumas delas não possuem bares ou restaurantes, então é recomendado que você compre algo para comer e beber, e claro, quando sair leve todo o lixo com você para jogar fora depois.
A Navagio é uma dessas praias, não existe nada, apenas o mar, as pedrinhas e o barco.

Se você tiver um tempinho sobrando e quiser conhecer o resto da ilha, vá para a região do porto, existem coisas bem legais para conhecer, como a Praça Solomos.
Ao redor da praça está a biblioteca pública e o museu da ilha.

Também é possível ver a igreja do padroeiro Santo Dionísio.

Quer uma dica bem legal? Pegue o carro, moto ou quadriciclo, seja qual veículo você tenha alugado, e siga as placas com as direções das praias.
Muitas vezes fazemos os roteiros que os blogs falam e visitamos só as praias famosas e deixamos de lado lugares maravilhosos. O legal é você descobrir praias lindas que nem estavam no seu roteiro (descobrimos isso em Capri, e vamos contar tudo no post sobre a ilha italiana).
Então, saia um pouco das indicações e ache lugares lindos, não vai se arrepender.

Se nós gostamos de Zakynthos? Sim! Mas não teríamos ficado 4 dias, acho que teríamos ficado 3 dias em Zakynthos e 2 dias em Kefalonia, a maior ilha Jônica, que está bem pertinho de Zante.
Porque? Bem, descobrimos que não somos um casal que gosta de ficar muito tempo no mesmo lugar, e apesar da ilha ser enorme e ter várias praias para conhecer, acredito que teríamos curtido mais ainda se tivéssemos ido para Kefalonia também.
Bem, visitar Kefalonia ficou para uma próxima visita a Grécia, o que vai demorar um pouquinho para acontecer.

Está planejando ir para Grécia? Inclua Zakynthos no seu roteiro, Santorini e Mykono são ilhas maravilhosas que valem a pena conhecer, mas o mar de Zakynthos é INESQUECÍVEL e você não vai se arrepender de incluir mais 3 dias em uma ilha grega.

Nos vemos em algum lugar no mundo, XoxO!
Comentarios