top of page

Nápoles: A Ovelha Negra Italiana

  • Mari Soares
  • 1 de ago. de 2017
  • 7 min de leitura

É bem complicado falar de Nápoles, para nós, a cidade nada mais era do que “comer a tradicional pizza napoletana”, pura e simplesmente, nada mais. E descobrimos que estávamos completamente enganados.



No ano passado quando visitamos a Itália fizemos aquele clássico roteiro: Milão, Roma, Veneza, Verona e Florença. As únicas cidades que saiam das rotas turísticas eram Bolonha e Maranello.


Você pode ler sobre essas cidades nos posts anteriores, já contamos tudo sobre nossa passagem por elas!



Tínhamos Nápoles em mente? Sim, tínhamos. Porque não fomos? Bem, Nápoles está ao Sul da Itália e todas as outras citadas estão ao Norte, exceto por Roma que está na região central.


Não queríamos perder tempo descendo de trem até o Sul só para comer pizza e isso foi um grande erro na viagem passada e que corrigimos esse ano.



Vamos ser bem sinceros aqui, até o momento em que estávamos no trem indo de Bolonha para Nápoles achamos que seria um erro.


Primeiro porque vimos várias fotos dos lugares e várias dicas de aonde NÃO se hospedar na cidade, dizendo que era perigoso andar a noite ou que era um lugar bem feio.



Segundo porque o trem de alta velocidade estava muito caro quando compramos e resolvemos ir de Intercity, que levou cerca de 6h até a Estação Central de Nápoles, e custou 29,90 euros.


Estávamos com medo de ser uma furada e bem cansados da viagem e quando chegamos e vimos aquele caos dos carros pensamos: ACHO QUE DEVÍAMOS TER IDO PARA OUTRA CIDADE! Mas mudamos de ideia rapidinho.


Você que está lendo deve estar pensando “jamais vou para essa cidade então!” e é ai que nós dizemos, vá! Nápoles foi a cidade italiana que mais gostamos (depois da nossa amada Bolonha).



Mudamos completamente nosso pensamento quando chegamos no apartamento que alugamos através do AIRBNB. O lugar ficava praticamente ao lado da estação de metrô Universitá, não andamos nada com as malas, saímos do metro e estávamos no apartamento.



Quando fomos recebidos pelo anfitrião ele foi super atencioso e nos deu várias dicas legais, aonde tomar café da manhã, o que visitar, aonde fazer compras e aonde comer a melhor pizza italiana.


Estávamos tão cansados que só queríamos tomar um banho, comer e dormir, mas quando saímos para comer algo desistimos de voltar e dormir e ficamos apaixonados pela cidade.



Nápoles é conhecida como a Ovelha Negra da Itália, dizem que é suja e existem muitos roubos, podemos deixar bem claro que ela é sim diferente de todas as outras cidades italianas, mas está bem longe de ser suja e perigosa.



No nosso roteiro iriamos ficar 4 dias na cidade:


1 – NÁPOLES (CONHECER A CIDADE);

2 – ILHA DE CAPRI;

3 – POMPEIA;

4 – NÁPOLES (MUSEUS E PONTOS TURISTICOS).



Sobre a Ilha de Capri e Pompeia faremos um post para cada e já deixamos de antemão que Capri foi erro atrás de erro e ficamos bastante chateados, então vai ter muitas dicas do que NÃO fazer!



Mas Nápoles foi nossa maior alegria! A cidade nos surpreendeu de uma maneira positiva e hoje podemos falar que amamos aquele lugar e sempre que voltarmos a Itália iremos para aquele pequeno caos italiano.



Se você está atrás de um lugar tranquilo e monótono não inclua Nápoles no seu roteiro. A cidade é caótica, tem transito, pessoas andando na contra mão, passando no farol vermelho e estacionando em qualquer lugar, mas de todas as cidades que visitamos na Itália, são o povo mais simpáticos e calorosos.



No nosso primeiro dia na cidade procuramos um lugar para comer e achamos um no qual vendia pão com mortadela. E que pão com mortadela!



Foi comendo nesse lugar que tivemos noção do trânsito na cidade. Estávamos de frente para uma rua que tinha um radar e todos subiam na contra mão para não serem pegos.


Sem contar as várias vezes que íamos atravessar a rua, ninguém respeita o semáforo, mas se colocar o pé na faixa todos param.


Nápoles é aquela mistura de caótico com beleza. Você anda pelas ruas e acha coisas incríveis, igrejas, museus ou estátuas. Não existe um canto da cidade que não tenha algo que chame a atenção.



E como toda cidade, existem lugares que quem visita não pode deixar de conhecer.



PIAZZA DANTE



A Piazza Dante fica na Via Toledo, uma das principais ruas de Nápoles. A praça está no centro histórico da cidade e possuía o nome de Largo Dell Mercatello devido ao antigo mercado que ali existia.


Após uma grande reforma, um semicírculo foi construído e 26 estátuas foram postas ao longos dos pilares, e uma estátua de Dante foi colocada ao centro em homenagem ao escritor e poeta.



MUSEU ARQUEOLÓGICO NACIONAL



O museu está localizado na Piazza Del Museo Nazionale e é perfeito para quem adora arte e arquitetura.


A entrada do museu custou 12 euros por pessoa e nosso passeio durou quase o dia todo, é imenso! Quando você pensa que já viu tudo novas salas aparecem com mais outras salas e parece infinito. É incrível! Vale a pena a visita, ainda mais quando você consegue ver grande parte dos itens achados nas escavações da cidade de Pompéia.


CRISTO VELATO


Cristo Velato é uma incrível escultura esculpida em mármore que representa Cristo morto coberto por um tecido. A escultura chama a atenção devido a perfeição no qual o decido foi esculpido, cada detalhe da obra torna tudo muito real e impressionante. A obra foi feita por Giuseppe Sanmartino em 1753.


A escultura pode ser vista no Museo Cappella Sansevero um dos museus mais importantes de Nápoles.



GALERIA UMBERTO I



Muito parecida com a Galleria Vittorio Emanuele II de Milão, a Galeria Umberto I possui uma arquitetura incrível, toda coberta em vidro ela chama a atenção para tudo o que acontece no seu interior devido a luz e tamanha grandiosidade do edifício.



CASTELO DELL’OVO


O Castelo Dell’Ovo está próximo as praias de Nápoles, mais precisamente na pequena ilha Megáride. Um dos castelos mais antigos da história italiana chama a atenção pelo tamanho e localização. Por estar no litoral ele pode ser visto de longe e caso queira saber como é um castelo por dentro ele é aberto para visitação todos os dias.


Um detalhe curioso sobre o Castelo é seu nome, diz a lenda que o poeta e “mago” Virgílio teria escondido um ovo mágico na fundação do castelo e caso ele quebrasse todo o castelo e a cidade de Nápoles sofreriam uma série de catástrofes.



RUA DOS PRESÉPIOS



Se tem uma coisa incrível na cidade de Nápoles são os presépios, sim, a cidade é conhecida pela pizza tradicional e pelos presépios. Acredite, não são só presépios religiosos é de tudo, tudo ali vira boneco e cenário, um mais lindo que o outro.


Para conhecer é só visitar a Via San Gregorio Armeno, a rua é preenchida com todos os tipos de lojas para decoração e artigos para presépio.



MERCATO DI ANTIGNANO


Sabe aquela rua cheia de barracas com tudo que é coisa barato, bem barato! Então, é o Marcato di Antignano. Quase como um mercado de pulgas a céu aberto, você encontra desde roupas, sapatos, acessórios, bolsas, malas, comida, simplesmente TUDO! E por preços absurdos porque é tudo muito barato.


Não tiramos fotos da rua porque era um caos, ficamos com receio, mas fica aqui uma foto do comércio de Nápoles que é maravilhoso também!



PIZZAS


Claro que se estamos falando do que não pode deixar de conhecer na cidade de Nápoles a pizza não poderia ficar de fora!


As pizzas de Nápoles já foram eleitas diversos anos consecutivos como a melhor pizza italiana e não é à toa.



As tradicionais pizzas napoletanas ganham de lavada das pizzas de qualquer outra cidade italiana, devido ao preparo e os ingredientes. As pizzas são feitas na hora com tudo fresco em menos de 10 minutos.


Na cidade da pizza você não escolhe um pedaço e espera o atendente esquentar como é visto em vários lugares, a pizza é feita na hora e vale cada centavo.



Existem diversas pizzarias que você pode experimentar essas delicias tradicionais, mas claro que a mais famosa é a Pizzeria da Michele, aquela do filme Comer, Rezar e Amar!



A pizzaria da Michele existe desde 1870 e se você quiser comer uma pizza nesse lugar, tenha muita paciência! Acredite, as pessoas esperam horas e horas para conseguir comer a tão famosa pizza.



Se você quiser comer uma pizza tão maravilhosa quanto sem ter que esperar tanto, (tanto, porque você vai ter de esperar de qualquer forma!) Você pode ir na Pizzeria di Matteo.


A pizza é uma delícia e vale a pena esperar um lugarzinho para comer lá dentro, depois de pedir não vai esperar nem 15 minutos.



As pizzas são de um tamanho que servem duas pessoas, mas todos comem uma pizza inteira, nós dois dividíamos a pizza e todos ficavam chocados.


A massa é borrachuda no meio com as bordas torradas e o molho é aquele detalhe que torna tudo mais delicioso ainda. Só comendo para saber o quão gostosa é a pizza tradicional napoletana.


Ah! A Pizzaria da Michele fica na Via Cesare Sersale e a Pizzaria do Matteo na Via Dei Tribunali.



Outras duas culinárias típicas de Nápoles são as pizzas fritas e a comida no cone.


PIZZA FRITA


A pizza frita nada mais é que uma pizza dobrada no meio frita, não assada no forno a lenha como de costume. É tão gostosa quanto uma pizza tradicional.


E é enorme! maaas... quem somos nós para reclamar?!


NO CONE


As comidas no cone também são fritas: camarão, lula, frango, mozzarela, tudo junto ou separado ou versões vegetarianas também são encontradas. Vale a pena para quem quer comer algo e sair andando pela cidade e são uma delícia!



Nápoles é aquela cidade que você não para de comer! Em cada esquina existe algo delicioso que você quer experimentar e o melhor, os preços são ótimos.



Praticamente tudo é bem barato, uma pizza tradicional inteira custa em média 6 euros, em muitos lugares custam 4,50 euros, tudo depende do sabor, mas é bem barato comparado a outras cidades italianas, sem contar que a culinária napolitana é muito mais gostosa.



Andar pelas ruas de Nápoles deveria ser feio e perigoso, mas foi encantador e divertido. As roupas penduradas nas ruas, um comercio em cada portinha que aparece, os músicos tocando em cada esquina... não tem como não se apaixonar pela rotina da cidade.



Nós chegamos na cidade com medo e saímos dela apaixonados! Apaixonados pela sua cultura e mais ainda pela culinária italiana.


Obrigada, Nápoles! Por nos mostrar que uma cidade caótica está longe de ser feia e perigosa, e pelos quilos a mais que trouxemos e não foi na bagagem!



Nos vemos em algum lugar no mundo, XoxO!


Comments


You Might Also Like:
DSC_0136
DSC_1488
08190162
06040102
13460043
05310067
13560018
DSC_1524
Sobre nós

Somos dois arquitetos apaixonados por arquitetura, comida e viagens. Nossa parceria vai alem do embarque e desembarque e nesse blog vamos compartilhar nossos passeios pelo mundo! - Mari & Italo.

Saiba Mais

 

Receba nossas atualizações

Tags de Busca

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

bottom of page