Para Roma, Com Amor!
- Mari Soares
- 9 de mai. de 2017
- 5 min de leitura
Nossa passagem por Roma podemos dizer que foi a mais planejada de todas, queríamos ver tudo e planejamos 4 dias para que nada ficasse de fora.

Roma fica localizada na região central da Itália e para chegar nela existem várias formas, avião, trem, carro, até mesmo cruzeiro. Nós optamos pelo trem já que partimos de Bolonha, são aproximadamente 2h de trem esse trecho, sendo o trem de alta velocidade, pagamos 19 Euros por pessoa pela Trenitalia.

Chegamos em Roma pela estação Termini, vimos em vários sites que a região é propícia para roubos a turistas, devido a grande parte deles chegarem por essa estação. Para evitarmos qualquer tipo de dor de cabeça, reservamos um hotel que ficava próximo a estação de metrô da mesma linha que a Termini, assim não precisaríamos descer com as malas, fomos direto para a estação próxima ao hotel.
Nosso hotel era um B&B próximo ao Vaticano, um prédio antigo que um morador resolveu transformar em hospedagem. Era um negócio de família, o pai e os dois filhos que administravam, era tudo bem limpo e organizado e os 3 eram de uma simpatia incrível.

Gostamos muito dessa hospedagem principalmente pelo elevador, cada vez que entravamos nele um morador diferente aparecia e ficava falando com a gente, todos animados e simpáticos.

Nós dividimos nossos dias em Roma da seguinte forma:
PRIMEIRO DIA: Passear pela cidade e ver os pontos turísticos
SEGUNDO DIA: Vaticano + Praça de São Pedro + Basílica de São Pedro
TERCEIRO DIA: Coliseu + Fórum Romano
QUARTO DIA: Passear pela cidade
Se deu certo? SUPER DEU! Conseguimos fazer tudo com calma e ver tudo o que queríamos!
Um brinde ao nosso planejamento! Timtim! (Esse gelato de Roma! hummmm... que delícia!).

DIA 1
No primeiro dia deixamos para passear pela cidade pois chegaríamos por volta da 13h e para ver o Vaticano e o Coliseu queríamos o dia todo.
Logo que deixamos as malas no hotel pegamos o metrô (pagamos 12,50 Euros no ticket que valia por 48h, meio caro!) e fomos conhecer a cidade mais famosa da Itália.

Primeira parada: Piazza Barberini. Escolhemos esse lugar pois fica próximo a vários outros pontos turísticos.

CURIOSIDADE SOBRE A PIAZZA BARBERINI
No nosso último dia descobrimos que existe uma lei no qual estipula um limite no valor para os táxis que vão para os aeroportos, se estiverem na região central, fora dessa região o valor cobrado vai de acordo com o motorista.
Na Piazza Barberini ficam vários táxis que fazem esse trecho e os valores eram:
Aeroporto Ciampino 30 Euros
Aeroporto Fiumicino 48 Euros

Seguindo da Piazza Barberini fomos para Piazza di Spagna.
Ela estava em reforma e resolvemos não subir a famosa escadaria, sem falar na quantidade de pessoas que tinha naquela praça, ESTAVA LOTADO!

O legal de andar por Roma é conhecer as coisas pelo caminho, fazíamos tudo a pé então sempre achávamos uma igreja, um edifício histórico ou uma estátua, todos incríveis.

Quando você anda de ônibus ou metrô acaba perdendo muita coisa da cidade, então ficamos apenas andando, foi cansativo? FOI! No final do dia estávamos mortos, mas valeu a pena e faríamos tudo de novo!

E durante esses passeios eis que achamos a mais linda e famosa fonte, a Fontana Di Trevi!

Estava bem cheio também e resolver ficar um pouco, continuar andando, comer algo e voltar para o hotel, afinal teríamos outros dias para vê-la com mais calma e com menos gente.

DIA 2
O segundo dia foi reservado para o Museu do Vaticano e a Praça de São Pedro.

Como o Vaticano é enorme e sim, você vai levar o dia todo dentro dele, resolvemos fazer um post só para ele, com todas as dicas e detalhes! Inclusive como conseguir entrar na Capela Sistina sem uma multidão de turistas!

Depois que saímos do Vaticano resolvemos conhecer um lugar que ouvimos muito na história da arquitetura, a Piazza Navona.

A Piazza Navona é aquela famosa praça onde existem três fontes.

Ao centro da praça está localizada a Fontana Dei Quattro Fiumi ou a Fonte dos Quatro Rios, construída por Bernini ela representa os 4 rios mais importantes para a época, o rio Nilo, Ganges,
Danúbio e Rio da Prata. Ela ainda possui um obelisco de 16m de altura.


Ao Sul da praça está a Fontana Del Moro, feita pelo arquiteto Giacomo Della Porta, mas futuramente retocada por Bernini.


Do outro lado está a Fontana Del Nettuno, também feita por Giacomo Della Porta.


CURIOSIDADE SOBRE A PIAZZA NAVONA
Além das estátuas incríveis, na Piazza Navona está localizada a sede da embaixada do Brasil na Itália, mais precisamente no Palazzo Pamphili.

E enquanto você passeia pela cidade você encontra estátuas como essa!

Essa estátua está localizada no centro do Campo Di Fiori e representa o filósofo italiano Giordano Bruno, que foi executado nessa praça sendo acusado de heresia.

Andar por Roma é como andar por uma galeria de arte a céu aberto e gratuito, sério! Cada esquina que você entra existe algo incrível, como o Largo Di Torre Argentina. Hoje existem apenas as ruínas do que um dia já foi o Teatro de Pompeu e mais alguns templos.

O legal desse largo é que você percebe vários gatos lá embaixo aonde supostamente seriam os templos, e existe uma placa dizendo que os gatos dali são cuidados por uma associação com o apoio da prefeitura.

Você aprende tanta coisa andando pela cidade e percebe que Roma é mais do que só os pontos turísticos e olha que ponto turístico é o que não falta!

Sobre o Panteão, primeiro: essa arquitetura é incrível. Sério! A forma circular do edifício e o óculo com 9m de diâmetro no topo, é fascinante! Você fica se perguntando como é possível algo tão grandioso e lindo!

Essa abertura em cima é totalmente descoberta, sim, quando chove entra água! No chão existem alguns buracos para a água esgotar em dias de chuva.
A cúpula é enorme, ela possui 43m de altura quanto de diâmetro, é a maio cúpula construída da história que não possui sustentação como colunas ou pilares, somente os materiais usados na cúpula servem de sustentação.
Sem contar a frente dele, uma série de pilares formam um pórtico que liga o vestíbulo a rotunda (como é chamada a parte redonda do edifício) e da sustentação para o frontão (o triângulo na parte superior).

O interior do edifício é rico em detalhes e possui alguns túmulos de pessoas que foram importantes para história italiana, como o primeiro rei da Itália e o famoso pintor renascentista Raffaello.

DIA 3
Nosso terceiro dia foi reservado para o grandioso Coliseu.

Quando você compra o ingresso para o Coliseu você também tem acesso ao Fórum Romano, que está bem em frente. Contaremos tudo sobre eles no próximo post.

DIA 4
Depois de tudo isso, nos restou curtir a Fontana de Trevi que não conseguimos ver direito no primeiro dia.

Nós sempre passávamos por ela e ficávamos encantados, mas chegou o momento de sentar ali e ficar admirando a grandiosidade daquela fonte.

A Fontana Di Trevi está localizada onde antigamente era um aqueduto, um dos mais antigos da cidade de Roma. A fonte foi construída como algo simples apenas para receber a água e anos depois Bernini faz algumas alterações, depois disso, vários outros artistas fizeram reformas e tornaram a fonte o que ela é hoje! INCRÍVELMENTE LINDA!


Acho que finalizamos nossos 4 dias em Roma perfeitamente, conseguimos ver o que queríamos e ficamos encantados com tanta arte distribuída pela cidade.
É uma atmosfera tão gostosa, por mais que Roma seja lotada de turistas, um caos de carros e motos para todos os lados, a beleza da cidade muda tudo, faz tudo ser maravilhoso.

Esperamos um dia poder voltar e ver tudo aquilo que não vimos e também repetir tudo de novo!

Nos vemos em algum lugar no mundo, XoxO!
Comments