top of page

Dirigindo na Itália

  • Mari Soares
  • 30 de abr. de 2017
  • 5 min de leitura

Quando resolvemos ir para várias cidades da Itália dirigindo achamos que seria difícil ou teríamos algum tipo de problema, devido as leis de trânsito, a sinalização, o pedágio e várias outras coisas, mas na verdade deu tudo certo.


Alugamos o carro em Bolonha, vimos pela internet que em frente a estação Bologna Centrale existe uma locadora de veículos e resolvemos por alugar no dia, o que torna o preço do aluguel mais alto então, se forem alugar veículos, verifiquem antes na internet pois o preço sai mais em conta. Em uma próxima vez alugaremos pela internet, fato!


Escolhemos alugar nesse local pois ficava exatamente aonde iríamos chegar de Milão e aonde iríamos partir para Roma.


Apesar do preço alto, alugamos o carro por 4 dias, um Fiat 500, e podemos dizer que andamos muito com ele, quase 1000 km! Nós alugamos o carro sem limite de quilometragem e com seguro a batidas ou multas. Fomos de Bolonha a Verona, Veneza, Modena, Florença e andamos com ele dentro das cidades que eram permitidos a entrada de veículos.


Nosso maior medo era não entender as sinalizações ou ser muito diferente daqui, mas na verdade é praticamente igual. Você entende tudo, consegue se achar e sabe que está no caminho certo pois existe muitas placas indicando as cidades.


Para se locomover de carro na Itália não é difícil mas existem algumas regrinhas básicas que todo mundo deveria saber antes de ir, nós simplesmente aprendemos tudo lá, não foi ruim, mas é melhor saber como tudo funciona antes, então aqui vão algumas dicas!




HABILITAÇÃO INTERNACIONAL


A primeira coisa que nos perguntamos era se nossa habilitação serviria em território italiano, sim ela serve, você não precisa de um documento específico apenas que faça uma tradução juramentada do seu documento que utiliza aqui no Brasil e quando for dirigir você deverá andar com a sua CNH e a tradução.


O que é a tradução juramentada? É uma tradução reconhecida por um tradutor com fé pública. Como nossa CNH está em português a tradução serve apenas para que caso algum agente de transito te pare ele consiga entender todos os dados.



Não fomos parados nenhuma vez e não precisamos mostrar o documento ou a tradução, mas sempre andamos com os dois para evitar qualquer tipo de problema.



GPS


Para se locomover de uma cidade para outra aconselhamos que leve um GPS ou baixe o mapa off line das cidades que pretende ir, assim você não precisa se preocupar em chegar no local e não irá se perder.



Nós optamos por baixar os mapas no celular e usar off line, íamos com o celular carregando no carro com o USB, para não ficarmos sem celular quando chegássemos.


Por mais que você use o GPS sempre preste atenção nas placas pois pode haver algum desvio ou obra e isso pode mudar sua rota.




PEDÁGIO


Está aí uma coisa e não pensamos antes da viagem, PEDÁGIO! E quando vimos um pela primeira vez ficamos: WFT!?!?


Porquê ficamos assim? Pois bem, quando você está na Autoestrada saindo de uma cidade e entrando em outra você vai encontrar um pedágio, e nele não tem pessoas trabalhando, isso mesmo, não tem ninguém, então quando você estiver na Autoestrada e passar por um pedágio fique atento para parar nos locais que aceitam dinheiro e cartão! Eles também possuem cabines para quem utiliza o Telepass, igual o nosso Sem Parar.


Quando você para na cabine ele emite um ticket, sem valor nem nada, somente o ticket, foi aí que ficamos com cara de COMO ASSIM?! E só no próximo pedágio, na saída da estrada entrando na próxima cidade, que descobrimos para que servia, você insere o ticket e ele cobra pela distância que percorreu, não é um valor fixo.


Você coloca o dinheiro na máquina e ela te devolve o troco, bem simples e sem pessoas!



ABASTECER O CARRO


Na Itália você abastece seu carro sozinho é muito difícil achar frentistas igual aqui no Brasil, então precisa ficar atento em como funciona e o que é cada um dos combustíveis.


Nas maquinas existem desenhos explicando, você primeiro paga e depois abastece, tome cuidado na hora de escolher o combustível, Gasolina se chama Benzina e Diesel é Gasolio.




ESTACIONAR NA RUA


Ao estacionar nas cidades fique atento a sinalização pois existem lugares que somente moradores podem estacionar e áreas para turistas.


Sempre quando parar o carro procure um parquímetro, cuidado com a quantia que vai colocar, colocamos várias moedas sem saber o valor que deveríamos usar e quando vimos podíamos deixar o carro até o dia seguinte! A quantia que você coloca é o tempo que pode deixar estacionado.


Quando sair o comprovante coloque no vidro do carro de maneira visível.


Uma curiosidade sobre estacionar em Roma: há regras, mas isso não quer dizer que elas sejam respeitadas! SÉRIO! As pessoas estacionam na calçada, estacionam em fila dupla, estacionam de lado, SIM, DE LADO! O carro não cabe entre dois carros eles estacionam de lado! É bizarro! Vimos coisas estranhas mas isso não quer dizer que eles não tenham levado uma multa.


TRÁFEGO PROIBIDO


Essa é uma das coisas mais importantes ao dirigir na Itália, muitas das áreas centrais não é permitida a entrada de carro então fique atendo a placas escritas ZONA TRAFFICO LIMITATO, caso entre nessas áreas você será multado.


Nas regiões com trafego proibido de veículos somente é permitida a entrada de veículos de moradores e táxi, então fique atendo ao entrar nas áreas centrais. Verona é uma dessas cidades que não são permitidos os carros, então paramos próximos e fomos a pé.



Pegando a estrada e andando dentro das cidades percebemos que as pessoas usam o carro mais para ir de uma cidade a outra, dentro das cidades usam mais moto, bicicleta e transporte público, visto que algumas ruas não são permitidos os carros ou são muito estreita.



Achamos bem fácil entender as sinalizações e não tivemos nenhum problema, na verdade é bem tranquilo o trânsito nas Autoestradas, pelo menos nos dias em que pegamos estavam praticamente vazias, vimos um fluxo muito grande de veículos em Roma e parecia um caos de tanto carro e trânsito, mas ali estávamos usando apenas o metrô e nossos pés (nossos pés que o digam!) então não entramos nessa loucura.



Está pensando em viajar de carro pela Itália? Se ficar atento as dicas não terá nenhum problema e sua viagem vai ser tão tranquila quanto a nossa.


Aproveitamos muito nosso tempo na estrada, vimos cenários lindos e usamos nosso tempo no carro para colocar a conversa em dia afinal, quando chegávamos no destino curtíamos cada segundo e não havia tempo para conversa, e quanto chegávamos no hotel era só descansar e se preparar para a aventura seguinte.



Nos vemos em algum lugar no mundo, XoxO!

Comments


You Might Also Like:
DSC_0136
DSC_1488
08190162
06040102
13460043
05310067
13560018
DSC_1524
Sobre nós

Somos dois arquitetos apaixonados por arquitetura, comida e viagens. Nossa parceria vai alem do embarque e desembarque e nesse blog vamos compartilhar nossos passeios pelo mundo! - Mari & Italo.

Saiba Mais

 

Receba nossas atualizações

Tags de Busca

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

bottom of page