Pizza, pizza... Kebab?!
- Mari Soares
- 20 de abr. de 2017
- 4 min de leitura
Se tem uma culinária que somos apaixonados, é a Italiana, sem sombra de dúvidas. Somos amantes de pizza e macarrão, não importa o tipo, nós amamos!
Durante nossa viagem pela Itália se teve algo que comemos muito foi pizza, em todos os cantos possíveis tinham um lugar que vendia. Algumas deixavam a desejar, mas eram boas mesmo assim, e tinham aquelas que “ahhhh... QUE DELÍCIA! Posso comer isso minha vida toda”.
Então, eis aqui o que achamos das pizzas que comemos pela Itália.

Baseado no nosso roteiro comemos nosso primeiro pedaço de pizza em Verona, no nosso segundo dia em terras italianas. Já era super tarde tudo estava fechado e tinha um lugar que vendia pizza, compramos para levar e comer no hotel porque ali também estava fechando. Sobre nosso primeiro pedaço de pizza:
- Tinham alguns sabores na vitrine e escolhemos qual queríamos levar;
- A pizza já estava pronta, a moça só pega e esquenta;
- É vendido por peso, você escolhe o tamanho do pedaço (ela pergunta se o tamanho está bom);
- A pizza era quadrada!

Sim, a pizza na maioria das vezes é quadrada! Eles cortam em vários pedaços quadrados e vendem pelo tamanho que você escolhe. Maior ou menor, não era caro nenhum dos dois, as vezes um pedaço saia por 2 euros, outro por 4, no geral não é caro comer pizza na Itália.
A pizza de Verona não é ruim, mas estava bem longe de ser a melhor, era aquela pizza com mais massa e pouco recheio, e a massa era bem fofa, tipo uma massa de pão e não massa de pizza.
Não tiramos nenhuma foto da pizza, estávamos bem cansados então comemos e fomos dormir, mas fica aqui uma foto de Verona porque a cidade é linda e merece!

Nosso segundo pedaço de pizza foi em Veneza e era bem diferente de Verona. A massa era super fininha, o molho e o recheio... ahhhh! Da água na boca de pensar! Era um lugar bem pequeno mas tinha mesas para sentar e quando fomos pedir a pizza: tcharaaannn... era um árabe quem estava fazendo a pizza! Não, não leu errado, era um árabe mesmo, o nome do lugar era Pizza e Kebab! Vimos isso só quando saímos.
A pizza também estava na vitrine, mas você escolhia o sabor e ele fazia na hora, super rápido, era muito boa! Era crocante, fresca e muito saborosa.

Aliás, durante nossa estadia em Bolonha o que mais achamos foi restaurantes com esse nome, Pizza e Kebab, para nós era estranho ver essas duas coisas sendo vendidas juntas, mas pelo jeito era bem normal por lá.

Podemos dizer que na cidade seguinte foi o lugar que mais comemos pizza! Pizza de café da manhã, pizza de almoço e pizza de janta, era pizza que não acabava mais. Roma foi a cidade com mais tipos de pizza possíveis que experimentamos, muita massa muito molho, massa fina com bastante recheio, pizza sem molho, pizza feita na hora ou amanhecida (a do museu do Vaticano por exemplo) e por ai vai.

Comer pizza o dia todo não é nada saudável (sabemos disso!), mas pizza é pizza, não vamos achar ruim! Mas essa comilança de pizza em Roma foi porque estávamos meio frustrados, queríamos muito achar um restaurante que vendesse a culinária local, como macarrão, lasanha, massas assim, mas tudo o que achávamos era restaurantes super caros gourmet ou pizza e kebab, nenhuma nona que cozinhasse a anos com uma receita de família, tsc tsc tsc.
É bem difícil achar lugares assim próximo a pontos turísticos, que vendem massa fresca com um preço normal, geralmente eles ficam afastados dos lugares mais movimentados, então grande parte das vezes voltávamos para pizza, éramos vencidos pelo cansaço mesmo.
Quando saímos da orla de turistas e entrávamos nas ruazinhas escondidas achávamos lugares assim, mas essa história fica para o post sobre nossa dificuldade em comer pasta na Itália.

Comemos tanta pizza em Roma que é difícil falar de todas, mas, tivemos a sorte de em frente ao nosso hotel ter um lugar que vendia e era feito na hora, você escolhia o sabor e ele fazia, ou seja, o moço da pizzaria virou nosso amigo! Comíamos um pedaço todo dia antes de voltar para o hotel.

Nossa pizza favorita? Já deu para adivinhar né? Claro que foi a Pizza e Kebab! SIM! Era a pizza mais saborosa de todas que comemos e não foi feita por um italiano! Italianos nos perdoem, per favore! Prometemos ir a Nápoles e comer as melhores pizzas do mundo e mudar nossa opinião!

Vamos deixar claro que não existe pizza ruim na Itália, existem vários tipos e vai do gosto de cada um, para nós que amamos pizza, experimentamos várias até decidir qual era a melhor. O motivo da pizza deles não ser ruim? Eles usam tudo fresco, a massa é feita no lugar, o molho você sente o gosto do tomate fresco, e os recheios não são enlatados, isso faz muita diferença no sabor.
Então se ouviu alguém falar que a pizza da Itália é ruim, não é verdade, saiba que essa pessoa experimentou um único tipo, e existem vários, pode ter certeza que um deles vai agradar seu paladar, e olha que essa é a opinião de dois paulistanos apaixonados pela pizza de São Paulo, aquela pizza cheia de ingredientes enlatados, que não tem nada a ver com as da Itália.

P.S.: Desculpe por ter poucas imagens, é que comíamos tudo e depois lembrávamos de tirar a foto, faz parte.
Nos vemos em algum lugar no mundo, XoxO!
Comentarios