O Mar, O Pôr do Sol e Santorini
- Mari Soares
- 18 de abr. de 2017
- 4 min de leitura
No dia 18 de Abril de 2016 as 16h nosso navio fazia sua última parada, a exatamente 1 ano atrás nosso mini cruzeiro pelas ilhas gregas atracou em Santorini.
Sabe aquela famosa ilha aonde todas as casinhas são brancas com o telhado azul? Aquele famoso cartão postal grego com as igrejinhas de cúpula azul? Ou aquela famosa foto dos vários sinos que estão espalhados pela cidade? Então, tudo isso fica em Santorini, e nossa penúltima parada foi em Fira.

Fira é a capital de Santorini e para chegar em Fira é bem simples, quando seu barco parar na ilha você só precisa subir, subir de verdade pois a cidade fica a mais de 200m a cima do porto e só existem três maneiras de chegar lá em cima.

Subir com os burrinhos!
Sim, por 5 euros você monta nas costas de um burro e sobe a escadaria até o topo, sinceramente ficamos com dó de montar nos burrinhos, sabemos que eles fazem isso a anos e a ilha é conhecida por esse percurso com os burros, mas, não tivemos coragem de fazer isso.
Antes de viajarmos também vimos que devido as pedras da escadaria e os cascos dos bichinhos eles escorregam muito, o que é bem bizarro e medonho! Mas as pessoas sobem assim e não tem problemas, só não tivemos coragem mesmo.

Subida a pé!
Outra maneira de subir é a pé, o que para nós não parecia muito agradável pois era um caminho muito longo e cansativo, sendo que as pedras são escorregadias e pelo percurso você encontra os dejetos dos burrinhos, então o cheiro não é muito agradável.
Engana-se quem acha que ninguém faz isso, muitas pessoas sobem pela escadaria a pé, em mais ou menos 30 minutos você chega na cidade, dependendo do ritmo da pessoa até menos tempo.

De Teleférico (ou bondinho)!
Por último e mais viável, tem o teleférico. O bondinho é uma excelente opção para subir até Fira, você paga o mesmo valor que pagaria com os burrinhos mas faz o percurso em 2 minutos, é super confortável e tranquilo, exceto pela parte em que você está subindo um penhasco de mais de 200m de altura e a cada balançada você acha que vai bater nas rochas ou cair no mar, fora isso é bem tranquilo!

Nota se que optamos pelo teleférico, é uma experiencia legal, e para duas pessoas que em apenas duas semanas já tinham andando de avião, navio, barco (pois o navio parava próximos as ilhas, então tínhamos que ir de barco), carro, moto, trem bala, só faltou o teleférico mesmo (e um quadriciclo, mas isso fica para próxima viagem!).

Sim, dá um medinho, o bondinho é uma graça, pequenos, brancos, novinhos em folha, e a vista que você tem do mar é incrível, mas quando você vai vendo aquele negócio subir cada vez mais, assusta! Quando você chega no topo você esquece tudo isso, não pensa em mais nada, não existe medo, não existe burrinhos ou escadaria, você só consegue admira a vista.

Acho que não existe uma descrição para a paisagem que você tem quando chega na cidade, dali de cima a visão é surreal, é linda, é incrível... e podemos ficar aqui horas e horas elogiando, não é exagero não, aquele mar azul é encantador, você tem uma sensação de estar no lugar mais lindo do mundo, e quando entra nas ruas estreitas cheias de casinhas e lojas todas brancas, tudo ali combina com a vista do mar.

Sem contar as lindas igrejas que achamos pelo meio do caminho!


Ou os sinos, sinos por todos os lados.

Sempre tivemos a vontade de conhecer a Grécia e os templos antigos mas conhecer Santorini era um sonho, e podemos dizer que realizar esse sonho nos deixa sorrindo que nem bobos até hoje toda vez que nos lembramos.

Ficamos encantados com as paisagens e com a hospitalidade das pessoas, se eles eram educados e simpáticos conosco apenas para que gastássemos nosso dinheiro com eles, eles conseguiram! Foi o lugar que mais queríamos trazer lembranças, uma recordação de cada cantinho que entravamos.
Cada vendedor era de uma simpatia surreal, eles sabiam falar BOM DIA e OBRIGADO em português! E igual na Itália, não precisávamos dizer que éramos brasileiros, eles sabiam só de olhar. Trocávamos altos papos (na medida do possível) com eles, visto que o nosso inglês e o deles era básico, mas era sempre divertido.

Se encontramos algum defeito na nossa parada em Santorini? Claro que sim! Não fomos para praia, ficamos apenas em Fira e como chegamos no final da tarde não tivemos a oportunidade de entrar naquele mar lindo. Isso é um grande defeito em nossa pequena parada na ilha grega mais famosa do mundo!
Depois de andar muito, conhecer cada cantinho possível, comer um churrasco grego delicioso e comprar muitas coisas, tínhamos que voltar para o navio rumo Atenas, nossa última parada dessa viagem FANTÁSTICA, mas claro não antes de ver o pôr do sol.

Sempre vimos várias fotos lindas e textos grandiosos falando do pôr do sol de Santorini, e tudo o que falam é verdade, é o pôr do sol mais encantador que já vimos. É tão lindo ver o sol se pondo e se escondendo atrás do vulcão, é um cenário de tirar o folego e de perder a noção do tempo. Você lá em cima daquele penhasco, senta em algum lugar e esquece do resto do mundo. Não vimos nada tão lindo assim em toda a viagem ( na foto não é tão incrível assim).

Depois daquele pôr do sol, tínhamos que voltar para a realidade e tivemos a brilhante ideia de descer a escadaria até o porto a pé! Não nos pergunte o porquê tivemos essa ideia, também não sabemos quando foi que chegamos a essa conclusão que descer tudo aquilo a pé seria legal.

Aquela descida parecia que não acabava nunca! É super cansativo e não dá para ver muita coisa no caminho, exceto para você que tem 1,90m de altura, tipo o Italo. Chegamos a pensar que perderíamos o ultimo barco para o cruzeiro porque demorou tanto para descer tudo aquilo, mas cada experiencia é válida e sabemos que não vamos fazer isso de novo numa próxima viagem a Santorini mas pode ter certeza que voltaremos, afinal, um pedacinho de nós ficou nessa ilha!


Nos vemos em algum lugar no mundo, XoxO!
Comments